top of page

Sobre o projeto

O “Jogo Sujo” é um trabalho de conclusão de curso (TCC) realizado conforme as exigências da Faculdade de Artes, Arquitetura, Comunicação e Design (FAAC) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Ele surgiu da ideia de seus dois idealizadores (Davi e Matheus), em aproximar dois dos tópicos de interesse comum à dupla: O esporte e a geopolítica. Após um levantamento de ideias e tópicos, o fenômeno do sportswashing ganhou força e logo se consolidou como o objeto de estudo do trabalho.

​

O formato também foi debatido, e após a análise de argumentos que passavam da viabilidade até a universalização do conteúdo, um site contendo elementos multimídia (textos, vídeos, áudio e imagens) foi escolhido como o meio a se transmitir a mensagem. 

O projeto contou com a hábil orientação do Professor Doutor José Carlos Marques (Zeca Marques) que acompanhou de perto todas as decisões desde o início até as conclusões, e ofereceu aos alunos dicas valiosas, bem como pavimentou muitos dos caminhos para a concretização exitosa deste TCC.

​

As imagens apresentadas no site (com exceção das presentes na página Galeria+) foram tratadas e editadas para atender a identidade visual do projeto. A ideia foi trabalhar com tons esverdeados que remetem ao dinheiro e aos gramados, dois aspectos vitais para este TCC.

​

Vale lembrar que este trabalho não possui absolutamente nenhuma finalidade financeira e que as imagens, vídeos, áudios e textos aqui inseridos não ofereceram retornos monetários de nenhuma espécie aos autores ou ao orientador deste TCC.

​

Após meses de estudo, conversas com fontes e trabalho em escrita, edição, planejamento e conclusão, a dupla apresenta ao público o “Jogo Sujo”.

​

Davi e Matheus dedicaram esforço e tempo na concretização desse produto e esperam que ele seja proveitoso a todos os interessados e visitantes do site. Fiquem à vontade para navegar e explorar cada aspecto do nosso trabalho.

​

Assinado: Davi e Matheus.

Foto: Larissa Mateus/Medium
0_mgyfVflppnxf31aC.jpeg

Campus da Unesp em Bauru (SP)

Agradecimentos

Acreditamos que nada na vida possa ser conquistado sozinho. Mesmo por que, não está a beleza das conquistas exatamente em compartilha-la com as pessoas que amamos e nos ajudaram a triunfar?

​

Pensando nisso, esse espaço é dedicado para que cada um dos autores possa expressar sua gratidão aos queridos que fizeram parte dessa jornada.

​

Davi: Gostaria de agradecer em primeiro lugar a Deus, por me sustentar e me abençoar todos os dias da minha vida.


Estendo meus mais profundos agradecimentos a minha família toda, em especial minha mãe (Tiziana), meu pai (Luiz Carlos), meu avô (Arlindo), minha irmã (Giovana), minha madrinha (Maria Célia), minhas tias (Célia e Adriana) e primos (Caroline, João Miguel e Guilherme). O apoio e o amor de vocês me tornaram quem eu sou.


A minha namorada linda Maria Cecília, dedico meu mais profundo agradecimento, obrigado por iluminar meus dias e minha vida, "eu mais que te amo meu amor".


Agradeço também ao professor Zeca pela maravilhosa orientação, e aos amigos construídos ao longo dos anos de graduação.

​

​

Matheus: Agradeço antes de tudo a Deus, por cada uma das oportunidades e momentos que vivi ao longo da graduação.

​

Impossível não citar meus familiares, em especial meus pais (Gilberto e Evânia), que desde sempre me apoiam incondicionalmente e investiram em mim de forma afetuosa e amorosa. Aprendi a ser quem sou observando e copiando vocês - e não poderiam haver modelos melhores para eu me espelhar!

​

Aos meus avós (Claudete e Ismael, Ilza e Genil - in memoriam), irmã (Taís), namorada (Nathália) e amigos que fiz ao longo do curso também pontuo minha gratidão. Os momentos felizes ao lado de vocês foram ainda mais prazerosos, e os momentos difíceis se fizeram mais leves. Muito obrigado pela companhia nessa jornada.

​

Tenho certeza que nem em toda a minha vida serei capaz de retribuir devidamente a importância que cada um de vocês tiveram - e continuam tendo - em minha vida.

2024 por Davi Scatolin & Matheus Kleim. Apresentado como TCC do curso de Jornalismo (FAAC - Unesp)

bottom of page