DAVI SCATOLIN & MATHEUS KLEIM
JOGO $UJO
QUANDO ESPORTE, POLÍTICA E ECONOMIA DIVIDEM O CAMPO
Sobre os autores
Olá, tudo bem? Meu nome é Davi Reggiani Scatolin.
Nasci na cidade de Americana no ano de 2000 e desde muito novo sempre demonstrei interesse por assuntos internacionais. Um dos meus hobbies era pesquisar sobre países aleatórios na Internet. Com um Atlas em mãos, passava horas explorando e aprendendo. Na escola, conheci a história e a geografia, sendo uma paixão à primeira vista.
Em 2010, durante a Copa do Mundo de Futebol da África do Sul, o pequeno Davi entrou em contato com um novo mundo de interesses, o do futebol, e mais tarde dos esportes em geral. Durante as edições de Copas e Olimpíadas, não desgrudo da televisão e queria saber tudo, presenciar todas as histórias.

Ingressei no curso de Jornalismo da Unesp em 2019, onde pude maturar e desenvolver ainda mais meus gostos e aptidões. Um dos grandes amigos que fiz na jornada acadêmica, hoje divide comigo esse TCC. Uma amizade que sobreviveu aos anos pandêmicos e se fortaleceu ao longo do tempo.
Nesse projeto, pude unir duas de minhas paixões: a geopolítica e o esporte. Espero que o consumo do conteúdo produzido com meu amigo de curso Matheus Kleim seja proveitoso a todos.
Meu nome é Matheus Kleim. Que bom que você se interessou por nosso trabalho!
Assim como Davi, sou filho do interior paulista - sorocabano na certidão de nascimento, mas indaiatubano de coração - e também nasci no ano de 2000.
Lembro-me com clareza de dois episódios que foram marcantes para o despertar do meu interesse pelo futebol: meu primeiro uniforme do São Paulo FC, um presente de meu avô paterno; e o álbum de figurinhas da Copa do Mundo da África do Sul, um presente de meu avô materno. Desde então a paixão pelo esporte só cresceu. Enquanto meus colegas de escola se entretinham com desenhos animados, minha programação na TV se resumia ao noticiário esportivo, e sonhava em um dia ser como os apresentadores e repórteres de SporTV e ESPN.

Movido por essa paixão tive o prazer de cursar jornalismo na Unesp-Bauru, uma experiência que me ensinaria muito além de teorias de comunicação, mas também mudaria minha forma de me relacionar com o mundo e com as pessoas a minha volta. Sou muito grato por essa oportunidade e pelos amigos que fiz nessa jornada.
Depois de tantos anos de curso, experiências e pandemia, minha cabeça passou a vislumbrar novos horizontes. O jovem aficcionado por esportes ainda existe, mas hoje expandiu seus interesses para outros assuntos e áreas de atuação do jornalista.
Este trabalho foi desenvolvido com muito esforço e carinho como a conclusão de tudo que vivemos desde 2019. Sou infinitamente grato por cada um que me apoiou nessa jornada, principalmente minha família e amigos.
Sobre o orientador
José Carlos Marques (Zeca Marques) é docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design na Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru), onde possui o cargo de Professor Associado. É também Titular de Livre-Docência em Comunicação e Esporte pela Unesp.
Em 1989 se graduou em Letras (Português - Francês) pela Universidade de São Paulo (USP). Fez mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) no ano de 1998 e doutorado em Ciências da Comunicação - Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) em 2003.

Assumiu a posição de Diretor Administrativo da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) por dois mandatos consecutivos (2008-2011 e 2011-2014). Foi eleito Chefe do Departamento de Ciências Humanas da Unesp para o mandato de maio de 2015 a maio de 2017.
Autor do livro intitulado "O futebol em Nelson Rodrigues" e de diversos artigos que exploram as interseções entre a comunicação e o esporte. Responsável pelo GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação sobre Esporte e Futebol) e membro do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas). Participou como coordenador do programa radiofônico "Observatório do Esporte", veiculado semanalmente pela Rádio Unesp FM de 2010 a 2020. Em 2017, foi eleito Diretor da Rádio Unesp FM.