top of page

Galeria+

Blatter e a chuva de dólares

Em julho de 2015, o comediante inglês Simon Brodkin arremessou notas falsas de dólar contra o então presidente da FIFA Joseph Blatter. Ele e a instituição que regula o futebol em nível mundial enfrentavam acusações de corrupção na época. O resultado foram imagens que entraram para a história. 

As Olimpíadas nazistas de 1936

As imagens da Olimpíadas de verão de 1936 nos geram muita estranheza: os anéis olímpicos que vendem uma imagem de união, fraternidade e irmandade entre os povos; dividindo a paisagem com suásticas - símbolos do antissemitismo, preconceito e genocídio. Ainda assim, as Olimpíadas não apenas se aliaram ao Nazismo, mas também ofereceram um palco mundial para a ideologia política de Hittler.

As "Olimpíadas comunistas" de 1980

Enquanto os EUA e a União Soviética lutavam ideologicamente pelo domínio do globo, os Jogos Olímpicos de 1980 foram uma propaganda da agenda comunista televisionada para todo o planeta.

Olimpiadas Seul 1988

Um caso clássico de sportswashing: a Coréia do Sul promove políticas de violação de direitos humanos e poucos anos depois sedia uma edição de Olimpíadas. 

Olimpíadas de 2008

Em 2008, a capital da China assumiu o posto de capital do esporte mundial - questões problemáticas ligadas a política interna e externa do gigante do aço foram jogadas para de baixo do tapete.

Copa 1978: um triunfo da ditadura argentina

Distrair o povo sobre os cidadãos desaparecidos, torturados e mortos - era essa a ideia da ditadura argentina ao receber a Copa do Mundo de 1978.

É penta! Triunfo da Seleção Brasileira e da diplomacia

A Copa da Mundo co-sediada por Japão e Coréia do Sul é lembrada pelas atuações de Ronaldo e companhia que trouxeram o penta para o Brasil. Para os países que foram palco desse evento, o campeonato foi muito além do futebol.

Russia 2018: a "Copa de Putin"

Ao eleger a Rússia como sede da Copa do Mundo de 2018 a FIFA fecha os olhos para controvérsias políticas, diplomáticas e econômicas do país liderado por Putin.

Copa de 2022: um Catar "do bem"

A FIFA defende um futebol democrático, onde todos entram em campo juntos independentemente de gênero ou classe social. Um belo discurso, tendo como palco um país com preconceitos e opressão chancelados pelo Estado.

Saudi Pro League

Da "noite para o dia" o campeonato saudita foi de uma liga sem relevância internacional, para a casa de alguns dos maiores jogadores do futebol. Esse movimento trouxe a tona o conceito de sportswashing.

Premiere League

A liga nacional mais rica do mundo, mas de onde vem todo o dinheiro? A resposta está nos patrocínios estampados nas camisas, nos nomes dos estádios e até nos donos dos clubes!

Guerra escondida em baixo de um tapete chamado "esporte"

A realidade do Azerbaijão é extremamente contraditória: enquanto o país protagoniza sangrentos conflitos territoriais, o governo patrocina e sedia eventos esportivos do mais alto escalão continental e mundial.

2024 por Davi Scatolin & Matheus Kleim. Apresentado como TCC do curso de Jornalismo (FAAC - Unesp)

bottom of page